III Jornada LEPECAD: Fraturas e Relações — Imaginários em Movimento com Édouard Glissant

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas (LEPECAD PUC-Rio), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) e o Departamento de Letras e Artes da Cena da PUC-Rio, realizará nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, na Sala Cleonice Berardinelli (PUC-Rio), a III Jornada LEPECAD: Fraturas e Relações — Imaginários em Movimento com Édouard Glissant.
Nesta edição, a Jornada marcará a abertura oficial do projeto de cooperação internacional CAPES/COFECUB “Como reparar? Reconstituir, restituir, recontar, escrever e representar (imagens, textos, corpos) entre o passado colonial e o tempo presente”, coordenado no Brasil pela Prof.ª Dr.ª Aza Njeri (PUC-Rio) e na França pela Prof.ª Dr.ª Tiphaine Samoyault (EHESS). O projeto foi o único da PUC-Rio selecionado no edital nº 08/2024 do Programa CAPES/COFECUB Brasil–França.
Inspirada pelo pensamento de Édouard Glissant, a Jornada promoverá um espaço de partilha e reflexão sobre reparação, memória, opacidade e imaginário político, reunindo pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e da França em torno dos conceitos de relação, tremor e diversidade.
11/11 – Dia da Opacidade
O primeiro dia contará com a abertura institucional do programa CAPES/COFECUB, seguida da mesa “Às Poéticas da Relação: Tremores, Diversidades, Opacidades e Imaginários”, com Tiphaine Samoyault (EHESS), Zahia Rahmani (INHA), Ana Kiffer (PUC-Rio) e Aza Njeri (PUC-Rio).
Haverá ainda um Círculo de Leitura sobre os capítulos finais da obra Poética da Relação e o Giro de Pesquisa “Rizomas da Opacidade”, com apresentações de estudos que dialogam com os conceitos de Glissant.
12/11 – Dia do Imaginário
O segundo dia trará a mesa “Quando a Periferia é Centro: Relações Poéticas e a Poética das Relações”, com Luciana Moreno (UNEB), Mariana Patrício (UFRJ), Vitor Del Rey (Instituto GUETTO) e Carla Siqueira (PUC-Rio).
Na sequência, o Giro de Pesquisa “Mundialidade em Movimento: Cartografias do Imaginário” reunirá pesquisadoras e pesquisadores do LEPECAD e instituições parceiras, culminando com o lançamento do e-book “Linguagens e(m) periferias: historicidades, literaturas e letramentos”, durante o encerramento das atividades do laboratório em 2025.





